Sobre o eDictor

edictor_1 (3)edictor_2 (1)edictor_3 (1)O eDictor é um editor de textos especialmente voltado ao trabalho filológico e à análise lingüística automática. A ferramenta combina um editor de XML e um etiquetador morfossintático, e permite a geração automática de versões correspondentes a edições diplomáticas, semi-diplomáticas e modernizadas (em html), e de versões com anotação morfossintática (em texto simples e xml). Um módulo para a anotação sintática está em desenvolvimento.

O eDictor (versão 1.0 beta 10) é atualmente utilizado por seis projetos e grupos de pesquisa, e está em fase de inserção em um novo projeto [ver lista], em diferentes universidades de diversos países da lusofonia – Portugal, Brasil, Angola, China (Macau).

Atualmente, uma versão web do eDictor está sendo desenvolvida
pela equipe do Corpus Tycho Brahe. Um pequeno histórico da ferramenta pode ser visto aqui.

2 opiniões sobre “Sobre o eDictor

  1. Sendo o eDictor uma ferramenta excecional, a única que combina edição crítica eletrónica e anotação linguística de corpus, é uma pena ela gerar xmls que não obedecem ao esquema TEI P5 (esquemas disponíveis neste endereço http://www.tei-c.org/Guidelines/Customization/index.xml)
    Imagino que seria pouco problemático fazer tal adaptação. A primeira janela do eDictor, “Reprodução”, poderia admitir também mais marcação (conjetura, adição, supressão, leitura difícil, mudança de linha e de página, mudança de mão são as que mais falta fazem na transcrição dos manuscritos) e a segunda janela, grafia, podia admitir a atribuição de palavras chave. São as minhas sugestões.
    Um projeto que pretende juntar todas as edições disponíveis em TEI é o TAPAS, promovido pela Julia Flanders: http://mith.umd.edu/podcasts/julia-flanders-small-tei-projects-on-a-large-scale-tapas/

    • Olá Rita!
      Respondendo o seu comentário com grande atraso, antes de tudo agradeço por ele. O problema da incompatibilidade com o TEI é de fato um dos maiores desafios do eDictor hoje, você está coberta de razão. Creio que você tem razão também quanto ao fato de que não seria difícil implementar isso, mas vai demandar um certo tempo. Estamos planejando um novo projeto inteiramente dedicado ao eDictor, e essa será uma das prioridades. Quem sabe podemos juntar, nessa página, algumas sugestões para essa implementação? A ideia com o novo projeto, inclusive, é nos dedicarmos a esse site, que foi montado por ocasião do workshop de setembro de 2013 e depois ficou parado. Por isso volto a agradecer seu comentário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s